
As Olimpíadas na Martim de Freitas
As Olimpíadas da Martim de Freitas contam com um longo historial, apresentando uma ligação umbilical à cidade, aos valores olímpicos e a atletas ex-alunos da Escola. Desde sempre se revelaram como uma oportunidade de expressar os Jogos Olímpicos e de enaltecer os valores de alunos que assim se perpetuam no tempo e encontram o seu valor reconhecido e apreciado. Podemos aqui conhecer a história destas Olimpíadas, através de alguns artefactos e arquivos encontrados e guardados com muita estima, que nos ajudam a conhecer esta belíssima tradição.
1992
A primeira edição das Olimpíadas da Martim de Freitas aconteceu a 16 e 17 de junho de 1992. Com esta iniciativa pretendia-se incutir o contacto com as modalidades olímpicas e o saber estar com os outros.


Esta edição contou com Cerimónia de Abertura, com um hino Olímpico feito exclusivamente para o Evento, encerrando o ano letivo através do desporto e da prática dos seus valores
2000

A segunda edição das Olimpíadas da Martim de Freitas aconteceu no ano 2000, envolvendo uma logística mais aprimorada e contando com a presença da icónica Rosa Mota.


Neste arquivo encontramos também o Hino das Olimpíadas da Martim de Freitas.

2004
A terceira edição das Olimpíadas da Martim de Freitas aconteceu no ano 2004, decorrendo ao longo de todo o ano letivo. Estas Olimpíadas assumiam um carácter longitudinal, celebrando-se com várias atividades desportivas ao longo do ano letivo 2003/2004.
Uma vez mais foram apadrinhadas pela Rosa Mota, que se apresentou na Cerimónia de Abertura, para delírio de todos os alunos, incentivando a prática desportiva. Participou também nesta cerimónia João Neto, ex-aluno da Martim de Freitas e que iria participar nos Jogos Olímpicos de 2004, que decorreram em Atenas.

2008
A quarta edição das Olimpíadas da Martim de Freitas aconteceu no ano 2008, decorrendo ao longo de todo o ano letivo, à semelhança da edição anterior. As Olimpíadas continuavam a crescer, sendo desta vez incluída na Cerimónia de Abertura a Corrida Olímpica, que cumpria um percurso pelas escolas do Agrupamento. O leque de convidados contou com Filipe Alburque e Dina Malheiro, mantendo a fiel presença Rosa Mota e João Neto.
Esta edição fica também marcada pela reivindicação pública por parte de Rosa Mota, de melhores condições para a prática de Desporto Escolar, para que o projeto possa albergar mais modalidades e envolver mais alunos.



2012
Neste ano realizou-se a última edição de que há memória destas Olimpíadas. O formato manteve-se bastante idêntico, homenageando mais atletas ex-alunos da Escola e contando com a presença da atleta olímpica Beatriz Gomes.
Fruto da evolução da tecnologia, existem arquivos mais modernos, tais como o jornal da escola em formato online ou o próprio cartaz da atividade, aqui disponibilizados.
Para aceder ao arquivo, clicar no ícone.
Como não poderia deixar de ser, a edição contou uma vez mais com a presença e apadrinhamento da icónica Rosa Mota.
2020
Neste ano as Olimpíadas iriam voltar em força, com um novo formato. As Olimpíadas iriam concentrar numa semana, a habitual cerimónia de abertura com a tocha olímpica e a habitual corrida olímpica, tendo nos dias seguintes uma panóplia de atividades de diversas modalidades desportivas, palestras com atletas e formações, envolvendo toda a comunidade escolar num verdadeiro ambiente olímpico.
A pandemia do Covid-19 forçou o adiamento dos Jogos Olímpicos, cancelando também esta atividade. No entanto, desta forma, ficas a conhecer um pouca da história da evolução destas Olimpíadas e sobre o formato atual, em que irias participar!
